• LANÇAMENTO DA 1º FASE DO PROJECTO SOBRE PROPRIEDADE INTELECTUAL (PI) PARA INOVAÇÃO JUVENIL EM ANGOLA


    Está em curso o projecto sobre Propriedade Intelectual (PI) para Inovação Juvenil em Angola, projecto de iniciativa da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) em parceria com o Instituto Angolano da Propriedade Industrial (IAPI).

    O referido projecto resulta de um dos pilares concebida pela OMPI aos seus Estados Membros no campo da Propriedade Intelectual, de forma a apoiar o processo de graduação de Angola da categoria de País Menos Avançado para País de Rendimento Médio.

    Com o referido projecto pretende-se, apoiar e reforçar as capacidades dos jovens inovadores e investigadores, a fim de lhes permitir tirar partido da Propriedade Intelectual nas actividades de inovação e investigação para a preparação e o desenvolvimento de produtos inovadores, efectuar o depósito de pedidos de Propriedade Intelectual para obtenção da propriedade sobre os mesmos (patente, modelo de utilidade, marcas entre outros).

    Os candidatos selecionados, beneficiarão de acções de formação na primeira fase, seguida de formação complementar e de tutoria na segunda fase, no intuito de ajudar estes inovadores a preparar e solicitar o registo dos activos de propriedade intelectual.

    A primeira fase do projecto teve o seu início nos dias 21 e 22 de novembro de 2024, com a realização de uma ação de formação para jovens inovadores que contou com a presença de peritos da OMPI.

    A segunda fase do projecto que terá continuidade a partir do 2º semestre de 2025, que incidirá essencialmente na assistência a ser prestada aos jovens criadores, em matéria de Propriedade Industrial e gestão de projectos, cuja mentoria estará a cargo de especialistas nacionais contratados pela OMPI, com o objectivo de incentivar os jovens a materializar as suas ideias criativas.