O Instituto Angolano da Propriedade Industrial-IAPI marca presença na 66.ª série de reuniões da Assembleia Geral da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), na sua sede em Genebra-Suiça, de 8 a 17 de Julho.
A delegação angolana no evento, é chefiada pela Secretária de Estado para Ciência, Tecnologia e Inovação, Sra. Alice Almeida e integrada pela Embaixadora e Representante Permanente de Angola junto dos Escritórios da Nações Unidas e outras Organizações Internacionais em Genebra, Sra. Ana Maria de Oliveira, Sra. Ana Paula Miguel, Directora Geral do IAPI, Sra. Teresa Queta, Directora do SENADIAC, Sr. Albano Cufuna, Director para as Comunidades e Instituições do Poder Tradicional em Angola, Sra. Carla de Carvalho, Assessora Principal do IAPI, Sr. Horys D´Rosa Xavier, 3º Secretário da Missão Permanente de Angola em Genebra, e técnicos séniores do Ministério Ensino Superior Ciência, Tecnologia e Inovação.
Angola fez a sua declaração de abertura no evento, no dia 8 de Julho, tendo manifestado apoio ao trabalho desenvolvido pela OMPI, na sua missão de promover a inovação e a criatividade, através de um sistema global mais robusto, equilibrado, eficaz e sustentável.
De acordo com a Secretária de Estado, o país tem desencadeado acções que visam a diversificação económica, a garantia da defesa dos direitos de Propriedade Intelectual, envolvendo diferentes sectores em actividades de consciencialização. Neste sentido, Angola tem beneficiado de projectos no âmbito do pacote de apoio ao processo de graduação disponibilizado pela OMPI aos PMA, dentre os quais o projecto de PI para inovação juvenil iniciado em 2024, a implementação do sistema de automatização de Propriedade Industrial (IPAS), acções de formação e seminários sobre PI.
Por outro, para além das discussões gerais, o IAPI participará em reuniões com organismos da OMPI, organizações internacionais e regionais, bem como institutos congéneres.
Entre os dias 7 e 15 de Julho estão previstas participações em eventos e reuniões com Direcções da OMPI (Divisão do PCT, Divisão responsável pelo Acordo de Madrid, Divisão de Soluções de Negócios para os Escritórios de PI, o Bureau África), organizações Internacionais (EUIPO, EPO, CPLP) e encontro bilateral com o Brasil.