• IAPI JUNTA-SE AO SENADIAC NA REALIZAÇÃO DO SEMINÁRIO SOBRE PI ALUSIVO AO CINQUENTENÁRIO DE ANGOLA


    No quadro das celebrações do Cinquentenário da Independência Nacional, realizou-se, a 29 de Outubro de 2025, no Arquivo Nacional de Angola, o seminário “Propriedade Intelectual: Contributo para a Soberania Cultural e Económica no Cinquentenário de Angola”.

    A iniciativa foi promovida pelo Ministério da Cultura, através do Serviço Nacional dos Direitos de Autor e Conexos (SENADIAC), em colaboração com o Instituto Angolano da Propriedade Industrial (IAPI) e os Parceiros Anti Pirataria (PAP).

    O seminário visou capacitar estudantes, criadores e profissionais do Instituto Angolano Politécnico de Artes, sublinhando a propriedade intelectual como uma ferramenta fundamental para a protecção, valorização e profissionalização da actividade cultural e criativa em Angola.

    Os trabalhos incluíram apresentações sobre direitos de autor e propriedade industrial, ministradas pelo SENADIAC e IAPI, respectivamente, que enfatizaram a protecção da obra criativa através do registo. A Multichoice Angola interveio sobre o combate à pirataria e as suas consequências para a economia criativa.

    Como momento de destaque, os artistas Sílvio Nascimento e Kid MC partilharam testemunhos na primeira pessoa, detalhando como a protecção legal das suas obras foi decisiva para as suas carreiras.

    O evento, encerrado com êxito, gerou um apelo consensual entre os participantes: a realização de mais seminários para formar uma classe artística mais informada e capacitada.