• IAPI EM PARCERIA COM A OMPI REALIZOU O SEMINÁRIO DE ENCERRAMENTO DO PROJECTO SOBRE PROPRIEDADE INTELECTUAL PARA INOVAÇÃO JUVENIL EM ANGOLA


    O Projecto sobre Propriedade Intelectual para Inovação Juvenil em Angola, é uma iniciativa da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), em parceria com o Instituto Angolano da Propriedade Industrial (IAPI), com o objectivo de apoiar e reforçar as capacidades dos jovens inovadores e investigadores, permitindo-lhes tirar melhor proveito da Propriedade Intelectual (PI) nas actividades de inovação e investigação.
    O projecto visa ainda contribuir para a preparação e o desenvolvimento de produtos inovadores, incutir a cultura de protecção dos activos de Propriedade Intelectual e desenvolver competências técnicas para a utilização eficaz do sistema de PI.
    Iniciado em Novembro de 2024, o projecto foi estruturado em duas fases e decorreu ao longo de um ano, beneficiando jovens de várias províncias do país. Durante esse período, os participantes receberam uma formação abrangente sobre aspectos relevantes da Propriedade Intelectual aplicados à inovação e à investigação, incluindo conceitos de patentes, modelos de utilidade, marcas, desenhos e modelos industriais, requisitos para a protecção dos activos de Propriedade Intelectual e noções de gestão de negócios.
    O encerramento do projecto foi assinalado com a realização do seminário nos dias 4 e 5 de Dezembro, no Auditório 5 do Instituto Superior Politécnico Metropolitano de Angola (IMETRO). A cerimónia de abertura esteve a cargo da Directora-Geral Adjunta do IAPI, Sra. Maria Teresa da Silva, destacando que o encerramento do projecto não representava um fim, mas sim o início de uma nova etapa. Segundo a responsável, os projectos desenvolvidos pelos jovens inventores passariam a ser apresentados à sociedade, com potencial para gerar soluções reais para os desafios identificados ao longo do processo de desenvolvimento.
    No primeiro dia do seminário, os inventores apresentaram ao público e a especialistas as soluções desenvolvidas no âmbito do programa. O segundo dia foi marcado por uma mesa-redonda moderada pelo representante da OMPI, Sr. Daniul Islam e contou com a participação de membros de instituições parceiras do ecossistema de inovação, nomeadamente o INAPEM, a Câmara de Comércio Angola–Moçambique, uma aceleradora privada de empresas e uma incubadora de empresas. Durante a sessão, foram debatidas soluções relacionadas com a protecção da Propriedade Intelectual enquanto ferramenta estratégica para o desenvolvimento e sustentabilidade dos negócios.
    O IAPI reforça, assim, o seu compromisso em continuar a apoiar iniciativas que promovam a inovação, o talento nacional e a valorização da Propriedade Intelectual como instrumento estratégico para o desenvolvimento de Angola.