• Brasil acolhe as IIª Jornadas Lusófonas de Propriedade Industrial, no Rio de Janeiro de 9 a 11 de Setembro e participam os representantes dos Escritórios de Propriedade Industrial da CPLP.


    A realização da segunda edição das Jornadas Lusófonas da Propriedade Industrial, é uma iniciativa da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), em parceria com Instituto Nacional da Propriedade Industrial do Brasil e reúne de 9 a 11 de setembro, no Rio de Janeiro, os representantes das instituições da Propriedade Industrial, como: Angola Brasil (país anfitrião), Cabo Verde, Guiné Bissau , Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, S. Tomé e Príncipe, e Timor Leste, para uma partilha de conhecimentos e de experiências na temática da Propriedade Industrial, no espaço lusófono.

    No primeiro dia de trabalho as redondas abordaram temas como: O Portal da Lusofonia, Indicações Geográficas e Desenhos industriais, Disseminação e Capacitação da PI, Startups, Deeptechs e Instituições Científicas e Tecnológicas e Políticas de Género, Diversidade eInclusão.
    No segundo dia, se seguirão temas, como: Desenvolvimento do Plano de Ação e o Debate sobre o Memorando de Entendimento pela Cooperação Técnica entre os Institutos de PI da CPLP.

    Para o último dia estão reservadas as apresentações, sobre “A relevância do respeito à PI na economia globalizada” e sobre o “Índice Brasil de Inovação e Desenvolvimento”.

    As jornadas encerram com a realização da mesa redonda sob o tema “Uma Porta Aberta para o Mundo – a experiência lusófona”, em que serão participantes os representantes dos escritórios de PI da CPLP.